Páginas

sábado, 9 de maio de 2009

Bastidores da TV por Flávio Ricco 09/05

TV vive novo momento de retrocesso com aposta em barraco e policial
A televisão volta a ser infestada por programas populares e de apelo fácil para encobrir a incompetência de seus diretores. Mais uma vez eles se mostram incapazes de elaborar um trabalho que possa atender A diferentes tipos de público.

Record, SBT e Bandeirantes estão todas com o nariz apontado na mesma direção. E a audiência disso? Qualificada, com certeza, não é. Que anunciantes podem atrair? As grandes empresas é que não são. Regra antiga. Marcas importantes nunca se agregam a produtos de qualidade duvidosa.

Daí se tem A certeza de que a aposta no barraco ou policialesco se dá, pura e simplesmente, nos momentos de maior desespero e em duas situações bem definidas: para alavancar a audiência e encobrir, repito, a já comprovada incapacidade dos dirigentes dessas emissoras em produzir alguma coisa melhor.

Vivemos, sim, um outro momento de retrocesso, onde a qualidade é ignorada, colocada de lado. Um filme que todo mundo já assistiu e nada mais perecível. Programas com prazo de validade: aparecem e desaparecem com a mesma velocidade, mas não sem antes provocar os estragos conhecidos.

É preciso reconhecer

A revelação do caso sobre a farra das passagens aéreas que envolveu indiretamente a apresentadora da Bandeirantes, Adriane Galisteu, prestou um serviço ao País. Foi uma reação em cadeia, com nomes de políticos aparecendo aqui e ali. Festival do dedo no pudim. Pena que os nossos deputados e senadores não se mostrem interessados em resolver a questão como deveriam.

Quase lá

A Record espera definir ainda nesta semana as contratações que faltam para o elenco de “Bela, a feia”. O protagonista masculino, no caso, precisa ser alguém do chamado primeiro time. As gravações começam em junho e o lançamento da novela continua previsto para 14 de julho.

Primeiro programa

Hoje à tarde, no SBT, acontece a estreia do “Show da Gente”, programa do Netinho com direção-geral de Marlene Mattos. Aposta na emoção para dar audiência. Conforme a coluna antecipou, com Maria da Penha (cuja lei leva seu nome) no palco, o apresentador vai discutir o tema violência contra a mulher, e pedir perdão por ter agredido sua ex-esposa.

Trilha de novela

Além de mostrar serviço como ator em “Vende-se um véu de noiva”, nova novela do SBT, Moacyr Franco poderá ter uma música na trilha sonora. Já existe uma conversa com o diretor musical da emissora, Arnaldo Sacomani, sobre o assunto.

Trama positiva

“Viver a Vida”, a substituta de “Caminho das Índias”, vai ser uma novela “pra cima”, com muita luz e externas – pelo menos, é o que tem afirmado o seu diretor Jayme Monjardim. Uma das locações escolhidas por ele, para embalar esse alto astral, é a cidade de Búzios, em seus pontos mais efervescentes.

Esquema armado

Juca Silveira e o CG, Carlos Gomes, representando a Bandeirantes, passaram algum tempo na África do Sul, acertando detalhes para a cobertura da Copa das Confederações que acontece em junho. Um trabalho importante. Está tudo praticamente pronto para a transmissão.

Fazenda

Luciana Vendramini, afastada da televisão, foi procurada por um diretor da Record. Convite para participar do reality show “A Fazenda”, que tem previsão de estreia para o dia 27. Se ela aceitou, ninguém sabe. A emissora não fala sobre o assunto.


Situação constrangedora
ADRIANA ARAÚJO NÃO VOLTA APÓS ANÚNCIO DE ANA PAULA PADRÃO


Em todo este episódio que envolve Record e Ana Paula Padrão, a jornalista e apresentadora Adriana Araújo sai como a grande vítima. Tudo feito nas sombras das suas costas.

Ela pode até falar alguma coisa diferente, dizer que não é bem assim, mas foi uma das últimas a tomar conhecimento de tudo. Para dar lugar à nova contratada, ela perdeu seu posto e, pelo menos oficialmente, deve virar correspondente em Nova York. Internamente, sabe-se, chegaram a ser usados dados de uma pesquisa (?) para justificar que ela não era a apresentadora ideal para o “Jornal da Record”. Uma situação tremendamente constrangedora.

Aliás, desde o anúncio da nova contratada, em choque e tremendamente desconfortável, Adriana deu seu lugar na bancada para Janine Borba.

Lamentável é que, lá atrás, ela deixou uma posição bem estável na Globo. No caso em questão, a Record poderia ter agido de outra maneira. E a Ana Paula, até em consideração a uma companheira de profissão, também. Adriana tem todos os motivos para se sentir, duplamente, traída.

Em outra ponta

Com o fim do “Olha Você”, Alexandre Bacci, ator e apresentador, foi deslocado para as novelas do SBT. Em “Vende-se um véu de noiva”, ele será um dos ecologistas da história.

Olha só
Em um dos próximos episódios da série “Tudo Novo de Novo”, dois personagens se conhecem pela Internet e passam a namorar. Tudo novo???

Harry Potter

A Globo adquiriu os direitos da série “Wizards of Waverly Place” (Os Feiticeiros de Waverly Place). Produção dos Estúdios Disney, tem atores reais e gira em torno de adolescentes, que sao feiticeiros em treinamento. Possui, claro, efeitos computadorizados.

Dispensas

O SBT realizou demissões no seu jornalismo. A repórter Bianca Vasconcellos deixou a emissora. E, com ela, outras pessoas da pauta e técnica. Tudo isso, talvez, para comemorar a volta das férias do diretor Paulo Nicolau.

C´est fini

Até o último momento, o pessoal do “Pânico” tentou convencer Danielle Souza, a Samambaia, a permanecer no programa. Até o caso de outros dois artistas, que deixaram o programa e ainda não foram bem aproveitados na Record, foi lembrado.

De nada adiantou. O dinheiro falou mais alto. Além dos 90 mil reais pela participação na “Fazenda”, ela corre o risco de ganhar R$ 1 milhão, prêmio máximo do programa. Mau negócio não foi. Então é isso. Amanhã tem mais. Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog