Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2009

GLOBO acertou em Caminho das ìndias


Fonte: Todo Canal
http://audienciadatv.wordpress.com/




A novela “caminho das Índias”, apresentada pela Globo neste ano, além de mostrar a cultura indiana com poucos desfalques, retrata a realidade de pessoas com problemas mentais, das quais quase sempre são esquecidas pela sociedade, já que estão na categoria de incapazes perante o Estado e perante a sociedade.
A Globo, em suas novelas, sempre retrata uma camada da sociedade que sofre com problemas como doenças mentais, síndrome de down, trazendo assim o drama destas pessoas para o povo brasileiro, fazendo com que o povo adquira mais conhecimento sobre o assunto também.

Na novela, Dr. Castanho, interpretado por Stênio Garcia, é um psiquiatra que no decorrer dos capítulos lida com problemas mentais diversos, um dos mais marcantes é o problema de esquizofrenia de Tarso, interpretado por Bruno Gagliasso, que por sua vez, foi à um hospital psiquiatra ver a realidade dos doentes mentais e se emocionou.
De fato, é compreensível, apesar da famosa praxe de que o louco não conhece a sua loucura, estes sofrem, pois vivem de calmantes, atividades relaxantes e, em alguns casos, eletrochoque.
Quem não se lembra daquele episódio, quando um doente está vendo um pato e o enfermeiro tenta fazer com que o louco se submeta, quando chega o Dr. Castanho e finge espantar o pato invisível? Pois então, é esta a realidade, um mundo completamente diferente da realidade convencional…

O caso de Tarso, a esquizofrenia, é uma doença que traz intensa paranóia, o quão que ele vê pessoas, ouve vozes inexistentes, etc. No entanto, ele é uma pessoas inteligente, como na realidade dos esquizofrênicos.
Esta realidade trazida pela novela é ótima para o conhecimento da verdadeira realidade destas pessoas, claro, devemos ressaltar que nem todas as clínicas são estruturadas e pacíficas como a do Dr. Castanho, mas para conhecer algumas doenças mentais vale a pena!

A cultura indiana

A Globo trouxe com certa perfeição a cultura indiana, acabou ensinando palavras ao público, mostrou sua religião, algumas paisagens magníficas da índia, rituais, comportamentos, etc.


Apesar de tanto estudo em cima da cultura indiana, a Globo esqueceu de mostrar a Índia dos conflitos, a índia da intensa desigualdade social, a Índia sub-desenvolvida devido a anos de colonização britânica no país (o que provavelmente a Globo esqueceu de fazer menção), claro, a novela deve conter protagonistas, antagonistas, enfim, deve ser uma novela, mas ressaltar um pouco mais da verdadeira Índia que não é tão bela não seria má idéia.

Enfim pessoal, a Globo, desta vez, merece parabéns por estes dois temas que trouxe a público, desta vez a globo mostrou que entretenimento e cultura podem caminhar juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog