Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

‘Insensato Coração’, a rehab de carreiras: Atores que estavam ‘escondidos’ na Record voltam a brilhar na Globo

Imagem
Veja Online
Esta não é a intenção dos autores, garante Ricardo Linhares, mas a verdade é que a novela global Insensato Coração tem se mostrado uma espécie de reabilitadora de carreiras. Atores que estavam afastados da televisão, ou que andavam perambulando novelas de menor repercussão em emissoras menores, voltaram aos holofotes por meio da trama de Linhares e Gilberto Braga. Não à toa: é consenso que o folhetim das nove é a maior vitrine para os atores de televisão.
O melhor exemplo certamente é o de Cristiana Oliveira, que alcançou o sucesso com a heroína Juma Marruá, em Pantanal, em 1990, e estava afastada do horário mais nobre da TV desde 2002, quando saiu do ar O Clone, em que viveu a vilã Alicinha. Nesses quase dez anos, Cristiana esteve em novelas das sete (Kubanacan e Sete Pecados), em Malhação, na minissérie Amazônia e em seriados da Globo, como A Diarista, Casos e Acasos e Faça Sua História e, em 2009, em seu último trabalho, interpretou Zuleica na novela das seis Paraíso. Mas em nenhum desses papéis Cristiana experimentou o barulho que está ouvindo agora.
Vinte e um anos depois do estouro como a selvagem Juma – que voltou às telas com a reexibição de Pantanal em 2008, pelo SBT -, Cristiana impressiona no papel da vilã Araci, uma presidiária masculinizada aparentada de Tonhão, a encarcerada troglodita vivida por Claudia Raia em TV Pirata. A atriz parece ter clara consciência do que a oportunidade oferecida por Braga e Linhares representa para ela. Convidada para uma participação de apenas dois meses em Insensato Coração, ela não poupou esforços para construir Araci: fez laboratório num presídio feminino por quase um ano, engordou quinze quilos por iniciativa própria para dar corpo – põe corpo nisso – à presidiária e todos os dias enfrenta três horas de preparação para deixar o cabelo trançado e o corpo, tatuado. O mergulho foi tão fundo, e a repercussão tão boa, que ela já pensa em desdobrar o trabalho em outro. Cristiana fala em lançar um livro sobre sua experiência laboratorial nos presídios. Araci sai de cena no próximo dia 25, mas com certeza a personagem ainda vai render frutos para atriz.
Outra que teve a sua carreira reanimada por uma participação em Insensato Coração foi Lavínia Vlasak. A atriz estava longe da faixa das nove desde Celebridade, em 2003. Passou um tempo na geladeira global até ser contratada pela Record, onde teve papéis de destaque, mas nada que se compare, em poder de combustão, a um espaço na novela das nove da Globo. A atuação de Lavínia como Úrsula, a vilã sem escrúpulos que traiu tanto o marido (Beto, interpretado Petrônio Gontijo) quanto a amiga (Marina, papel de Paola Oliveira), fez tanto sucesso que já se discute o seu retorno à trama. E, fora da TV, surgem outros convites para a atriz. A revista Playboy quer tê-la na capa, aproveitando o destaque que Lavínia vem recebendo desde sua passagem pelo folhetim.
Imagem
Como ela, Petrônio Gontijo e Tuca Andrada são atores que estavam no segundo escalão das novelas, e graças ao folhetim de Braga e Linhares retornam à Globo em horário nobre, readquirindo espaço no meio dramatúrgico. Andrada fez uma pequena mas impactante participação como Jonas, que seqüestrou o avião de Marina no primeiro capítulo da trama. Ele saiu da novela já no dia seguinte, mas com escalação acertada para Cordel Encantado, próxima trama das seis, em que vai viver um cangaceiro. Petrônio Gontijo, que não participava de nenhuma produção global desde 2002, também trocou a Record, onde tinha status de estrela, pela Globo, e voltou enfim a brilhar.
O resgate das sete – Sem papel de destaque desde que participou de Páginas da Vida, em 2006, a atriz Narjara Turetta está em Morde e Assopra, no papel de Lílian, dona de um bar que fornece guloseimas clandestinamente a frequentadores de um spa. É um papel pequeno, mas que para ela representa um retorno à principal emissora do país. Narjara ficou conhecida quando fez, ainda criança, o seriado Malu Mulher, em 1979. Mas em 2000, por falta de trabalhos, acabou mudando de ramo: ela foi vender cocos nas ruas de Copacabana. Com o convite de Walcyr Carrasco para voltar às novelas, a atriz agora vislumbra outras possibilidades e, como Cristiana Oliveira, pensa em aproveitar a exposição e escrever um livro sobre a sua trajetória.
Uma das gordinhas que frequenta o bar da personagem de Narjara Turetta é Duda Aguiar, uma atriz divorciada e desempregada que vai ao spa perder peso para posar nua. A gordinha da novela é interpretada por Susy Rego, que conseguiu o papel graças aos quilinhos a mais adquiridos com a gravidez de gêmeos. Musa dos anos 1980, quando posou para a Playboy, Susy Rego estava longe das novelas desde 2006, quando fez Paixões Proibidas, na Band – canal de expressão ainda menor que a Record. Na Globo, não fazia nada desde Era uma Vez, de 1998. A faixa das sete não dá o mesmo cartaz que a das nove, mas também revitaliza planos de carreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog