Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Roberto Carlos grava em locais sagrados de Jerusalém para especial

Nos últimos três dias, Roberto Carlos fez uma peregrinação pelos lugares sagrados de Jerusalém para o especial que será exibido na Rede Globo, no próximo sábado, dia 10, logo após Fina Estampa. Sob direção de Jayme Monjardim, Roberto Carlos visitou a Basílica de Santo Sepulcro, o Jardim das Oliveiras, o Sítio Arqueológico Ha’Ofel, o Muro das Lamentações e o Monastério de São Jorge.
Roberto Carlos (Foto: TV Globo/ Zé Paulo Cardeal)
No sábado, dia 10, Roberto Carlos se apresenta no Sulta’ns Pool
No sábado, dia 3, por volta das 6h30 (horário de Israel), o cantor foi à Basílica Santo Sepulcro, que, segundo o cristianismo, é o local onde Jesus foi crucificado. Logo na entrada, Roberto Carlos fez suas preces em frente à Pedra da Unção. Em seguida, caminhou em direção à capela no interior da Basílica, acendeu uma vela, e ficou por alguns minutos rezando. Ao final da visita, o cantor recebeu a homenagem do Monsenhor Fouad Twal, autoridade máxima da Igreja Católica, em Jerusalém. Na sequência, seguiu para o Jardim de Getsêmani, aos pés do Monte das Oliveiras. Para o cristianismo, foi nesse jardim, com oliveiras milenares, que Jesus se reuniu com os apóstolos antes de ser crucificado.
No dia seguinte, as gravações aconteceram no Sítio Arqueológico Ha’Ofel e no Muro das Lamentações, local mais sagrado do judaísmo, em Jerusalém. O cantor disse que não tinha nenhum pedido para fazer, só agradecimentos. Ao final, Roberto Carlos encontrou-se com o rabino ortodoxo Shmuel Rabinovitch, mais importante autoridade judaica da Cidade Velha, responsável pelo local e também por grande parte dos lugares sagrados de Israel. E, dia 5, Roberto Carlos gravou ao final da manhã no deserto da Judeia, com o Monastério de São Jorge ao fundo.
- Quando cantei pela primeira vez na Rádio Cachoeiro, aos 9 anos, jamais pensei que uma coisa assim pudesse acontecer na minha vida – declarou.
O especial
Desde o dia 31, Roberto Carlos e equipe da TV Globo estão em Jerusalém para a realização do show no dia 7 de setembro no Sultan’s Pool, que significa `Piscina do Sultão’, localizado próximo ao Monte Sião e junto às muralhas da Cidade Velha de Jerusalém. Com direção de Jayme Monjardim e apresentação de Glória Maria, o especial, que será transmitido pela Rede Globo no dia 10, vai mesclar as imagens do show com a peregrinação de Roberto Carlos em Jerusalém.
Jayme Monjardim (Foto: TV Globo / Zé Paulo Cardeal)
Jayme Monjardim, diretor do especial, fotografa no Monte das Oliveiras
- Queremos transportar essa magia para os telespectadores com os passeios do Roberto Carlos. Esse é um show de fé e amor. Queremos falar de todas as religiões e mostrar essa diversidade de Jerusalém – diz Monjardim.
Para o show, Roberto Carlos não deixará faltar os clássicos no repertório como “Emoções”, “Como é Grande Meu Amor Por Você”, “Como Vai Você”, “Detalhes” e “É Preciso Saber Viver”. Além de cantar em português, Roberto Carlos também vai interpretar músicas em italiano, inglês, hebraico e espanhol. O cantor estará acompanhado pela sua banda, com 17 músicos, sob a regência do maestro Eduardo Lages, e contará ainda com o acompanhamento de 12 artistas de cordas israelenses, um coral de 30 pessoas para interpretar a canção em hebraico e outro com 30 crianças para o final do show.
Roberto carlos (Foto: TV Globo/ Zé Paulo Cardeal)
O rei Roberto Carlos  faz sua oração na Basílica Santo Sepulcro
Cerca de 400 pessoas estão trabalhando neste espetáculo, direta e indiretamente. Uma equipe de 30 profissionais da Rede Globo foi para Israel para a captação do show, que também terá o apoio de empresas locais de produção. Para a transmissão, será usada uma Unidade Móvel de Produção, com 14 câmeras, quatro equipamentos robotizados para movimentação de câmeras, uma Unidade Móvel de Mixagem e gravação de áudio e duas unidades de transmissão via satélite para a recepção do show. A quantidade de cabos utilizados na montagem de todo o aparato técnico chega a quatro quilômetros, que daria para dar a volta em toda a muralha da cidade antiga de Jerusalém.
O cenário, assinado por May Martins, traz sete elementos arquitetônicos que representam Jerusalém. Nas laterais, dois telões de 4x10m – equivalente a um prédio de três andares – reproduzirão as imagens do show. O palco terá 40 metros de frente e 26 metros de profundidade. Em frente ao palco, serão usadas pedras locais para dar ainda mais realidade ao cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog