Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Qual o destino do “cidade alerta” e jornalismo record?


A audiência não cresce, e pelo contrario a emissora sofre com os números do cidade alerta que diminuem em uma margem não muito grande mas diminuem. A saída de Datena que poderia alavancar ou derrubar os índices do programa não alteraram tanto os números e Willian Travassos consegue manter a audiência que registrou desde sua estréia. Em alguns momentos é perceptível que o jornalista se vê um tanto perdido em meio ao noticiário policial, e os telespectadores acostumados com Datena percebem uma brusca mudança, de comportamento entre um e outro apresentador, embora tenha seus momentos de mais rigorosidade, Travassos tem um pouco mais de classe que o antigo apresentador.


Independente de qual apresentador esta no ar, o que se pergunta é sobre o destino do Cidade Alerta, e o que a Rede Record pretende fazer para tentar resgatar a audiência que possuía no período das tardes, vencendo o SBT sem grandes problemas. A entrada do folhetim na grade da emissora resultou em queda da audiência não só no horário em que é exibido, mas também, na programação que vem na sua seqüência.
O fato repercute também em outros horários que a emissora leva ao ar programas de estilo parecido, como os programas balanço geral, e alguns regionais como RJ Record. O modelo de jornalístico parece ter se desgastado, talvez naturalmente, pela necessidade dos telespectadores que é indiferente a esse tipo de programa, ou ainda pela imagem ruim que foi deixada pelo abandono de Datena ao programa que fez surgirem inúmeras polemicas gerando em torno da TV Record, fazendo menção principalmente ao que se diz ao comportamento da emissora em relação a seus contratados.
Os diversos vetos lançados sobre os funcionários parecem tirar a credibilidade de programas de estilo jornalístico, principalmente os noticiários policiais, uma vez que fica a impressão de que só é noticiado aquilo que se convém noticiar. Datena em entrevista após a saída da TV Record, deixou escapar que já não tinha mais direito de dar entrevistas ou se quer falar o que pensava, e disse ter sido esse o grande motivo de abandonar a casa. Os telespectadores certamente têm o receio de assistir a um jornalismo que não se tem convicção da confiabilidade.
Concluir esta matéria não parece uma tarefa difícil, mas antes de dar um parece final gostaríamos da sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog